sábado, 2 de fevereiro de 2008

"A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará" - A história de Laiane


"Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro. E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias. E depois destas coisas sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou. Então ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares a meu filho? E ele disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive. Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade". 1 Reis 17:1-24
¨¨
Hj eu queria postar trazendo uma Palavra pra vcs. Abri aleatoriamente minha bíblia e caí nesse texto, belíssimo, que conta uma história de fidelidade de Deus frente a nossa fidelidade. E lendo essas palavras, eu não tenho dúvidas qto à fidelidade do Pai. Mas é fácil a gente dizer isso diante da geladeira cheia e da saúde de um filho, não é? Nesse momento estou com o almoço no fogo, e enquanto escrevo, meu filho está no computador ao lado, alegre e falante jogando no papajogos... Glória a Deus por isso! Mas e se não fosse assim? Teria eu o mesmo pensamento a cerca da fidelidade de Deus?
¨¨
Tenho questionado muito isso ultimamente. Tenho me cobrado demais pra não cair nesse erro...
Sempre tive um jeito "não fácil" de reagir à tribulações. Eu ficava com raiva, hiper estressada, me isolava dos outros, ficava amarga e pessimista. Cansei de dizer: "não sou eu que sou pessimista, é a realidade que é péssima". Que coisa triste de se dizer, não?
¨¨
Essa semana tive um gde progresso nesse sentido. Diante de todas as coisas chatas que aconteceram, e que relatei aqui no post anterior, eu não me abalei. Me mantive firme no Senhor, acreditando que tudo aquilo não significava nada, e que de fato, não significam mesmo... O Rubens se estressou ao extremo com a história do pneu, fez confusão no lava jato, disse que não ia ficar no prejuízo, e eu sempre dizendo a ele que não fizesse isso, já que não tínhamos certeza de nada. Mesmo assim, o dono do lugar garantiu comprar outro estepe hj, só que no dia seguinte, lembramos que deixamos a chave do carro num estacionamento do centro, qdo fomos comprar os livros dos meninos, de onde tb poderia ter sumido o pneu. Ou seja: o Rubens poderia sim estar sendo muito injusto. Nesse dia, fomos ao cinema e foi muito bom. Conversei com ele e disse que tudo aquilo era cilada do inimigo pra nos abalar, e que devíamos ser mais fortes.
¨¨
Graças a Deus ele mesmo caiu em si e resolveu deixar pra lá, e comprou ele mesmo um outro estepe.
¨¨
E outra coisa que me chamou atenção pro texto descrito em 1 Reis, que tem tudo haver com os acontecimentos de ontem, vou contar pra vcs agora.
¨¨
Anteontem meu pai me ligou me pedindo 150 reais emprestados. Disse a ele que infelizmente eu não poderia ajudar, já que tínhamos gastado toda nossa reserva pro final de mês com um novo estepe pro carro. Ele não entrou em detalhes e desligamos. À noite, ele voltou a ligar, dizendo que não sabia se eu poderia ajudar, mas que mesmo assim iria me contar o que estava acontecendo... Daí ele contou sobre a Laiane, "sobrinha" da Kelma (esposa do meu pai), de 9 anos (na verdade a mãe da Laiane trabalhou pra família da Kelma e ela a considera uma irmã). Ele disse que no domingo qdo estiveram na casa da irmã da Kelma, se assustaram com a Laiane, que segundo ele, estava assustadoramente magra. Eles perguntaram pro pai da menina se ela estava doente, e ele disse que faziam dias que ela não saía do quarto, dormia demais, não estava comendo e a cada dia emagrecia mais. Eles procuraram o posto de Maracanaú, onde moram, e lá a Laiane fez exames que receberia quinta-feira. Meu pai foi pra casa e à noite ele disse que a Kelma chorou muito, preocupada com a menina, até que eles resolveram ir buscá-la pra leva-la ao hospital Luis de França (particular), onde estaria atendendo uma médica amiga da Kelma. E ao chegar lá, a médica se asustou com a fisionomia da Laiane, e mais ainda com o resultado da glicemia dela: 598! (o normal é até 120) A médica disse que graças a Deus eles tinham a levado lá, pois certamente ela não chegaria viva até quinta-feira. Eles conseguiram uma vaga no Albert Sabin (hospital público) e a internaram no mesmo dia.
¨¨
E então meu pai disse que a Laiane estaria saindo de alta no dia seguinte, mas que precisaria dosar a glicose no sangue 3 vezes ao dia. E para isso ela precisaria de um aparelho, um glicosímetro, que custava em média, uns 150 reais. Foi então que meu pai me pediu, caso fosse possível, pra eu tentar conseguir com representantes dos hospitais em que trabalho.
¨¨
Ontem assim que cheguei na Maternidade Escola liguei pra um representante que ficou de tentar me ajudar. E antes do final da manhã eu já estava com o glicosímetro na minha mão! Daí lembrei das fitas de glicemia... A Laiane usaria 3 por dia, então ela precisaria de 90 por mês... Uma caixa com 100 custa 139 reais...
¨¨
Liguei pra minha chefe no IJF e ela ficou de tentar me ajudar, e de fato, à tarde, um outro representante foi ao IJF e levou umas tiras, e tb me ensinou a usar. Além disso ele deu uma dica ultra importante, ele disse que o Centro de Diabetes (público) recebe essas fitas e dispensa de graça aos pacientes cadastrados, e que eu poderia pedir um encaminhamento ao médico pra lá. Beleza! Fiquei bem animada! Meu pai frisou bem que a família da menina é bem carente, o seu pai é artesão, e eles não teriam condições de arcar com esse gasto. Só que esse encaminhamente só seria possível depois do carnaval, e o representante só havia levado 8 tiras, que não dariam nem pra 3 dias...
¨¨
Pensando no que fazer, abri minha planilha de contas a pagar pra ver se eu teria como comprar uma caixa com 100. Conta pra lá, conta pra cá, vi que meu orçamento estava pra lá de apertado em fevereiro... Desanimei... Mas eu sentia que precisava dar um jeito.... Meu Deus, como é que eu faço....
¨¨
Vcs não vão acreditar....
¨¨
Meu celular tocou e era do banco onde tenho conta. O atendente queria me convencer a fazer outro empréstimo, refinanciando o que já tenho, pois segundo ele as taxas de juro eram menores. Chato né, esse tipo de ligação??? Foi o que pensei. Eu disse que não tinha interesse de pegar mais dinheiro emprestado. E ele disse: "mas a senhora pode simplesmente refinanciar o que já pegou, e como as taxas de juro baixaram, a senhora vai aumentar 1 real no valor da prestação e diminuir uma prestação a pagar... além disso, esse mês não virá descontado o valor da prestação no seu contra-cheque".
¨¨
Galera....o valor da prestação que eu não pagaria era mais do que o que eu precisava, pra comprar as fitas da Laiane e repor o gasto que eu tive com o estepe....
¨¨
As tiras da Laiane chegaram agorinha. Mais tarde passo lá no meu pai pra entregar. E, assim como pra viúva que acolheu Elias, minha farinha não acabou e meu azeite não faltou.... Eu queria tanto ajudar, que Deus me concedeu esse direito. E estou muito muito feliz.
¨¨
Ontem fui no meu pai deixar o glicosímetro e ele disse que a Laiane não tem mais previsão de alta. Que o estado dela se agravou, a glicemia tornou a subir, e que tb precisamos orar.
¨¨
Eu, espero muito em breve estar ensinando à mãe da Laiane a usar o glicosímetro, em casa, em nome de Jesus.
¨¨
Orem, amigas... Orem pela pequena Laiane. Orem para que mais pessoas sejam usadas pra ajudar sua família. E principalmente para que Deus use os médicos daquele hospital, e para que eles possam reverter rapidinho o estado dela, através do Senhor.
¨¨
Fiquem agora com fotos! Como hj é sábado, dia de PG, ms não vai ter PG, por causa do feriado qdo muitos viajam, estou super saudosa... vou compartinhar com vcs as fotos da reunião da semana passada, na casa de Magela e Cândida.
¨¨
Assistimos a um vídeo do Pastor Silas Malafaia, e foi muito bom. O tema da reunião foi "espiritualidade e sexualidade", maravilhoso... Pena que o Rubens não pôde ir... Rimos demais (o Pr Silas é um barato), além de aprendermos um bocado. Foi tb a estréia do data show do Edu e da Rê

Na sequência: Rê, Nicinha, Maciênio, Magela, Cândida, Batista, Lúcia, Carlos, Marlúcia, Paulinha, Laert e eu, de costas (Carmen e Paulinho tb foram, mas não apareceram na foto). Ao fundo, araras azuis....

Magela apresentando o site do Arara Azul


Nosso site, em breve, no ar!

Ti e seu pequeno gafanhoto! (Batista e Laert fazendo bagunça!!!)
¨¨

Se alguém puder ajudar, o glicosímetro da Laiane é da Abbott, Medsense Optium Xceed, e como eu já disse, ela vai precisar de 90 tiras por mês, que devem ser da mesma marca do aparelho.
¨¨
Para as amigas de Fortaleza: venha arrasar com ZARRAR! Mas não é pra vcs não, é pros maridões! Zarrar é a loja do Magela e da Cândida, que fica naquele shopping onde era a Arca da Aliança, no centro da cidade. A loja vende moda masculina, esporte e social. Lá, vcs comprarão roupa boa e barata, além de receberem um pouco da energia super positiva desse casal maravilhoso, que atendem pessoalmente na loja! Visitem e divulguem!
¨¨
Muitos beijos e um feriado dez pra vcs!
¨¨
Como não vou viajar, eu volto, viu?
¨¨
Mari : )

Um comentário:

Ana Laura disse...

Minha querida amiga, cada dia mais eu gosto de vc. Agradeço demais à Deus por tê-la como amiga. Vc é uma pessoa generosa e isso agrada demais à Deus. Tenho certeza que Deus proporcionou um dinheirinho a mais no seu orçamento para que vc pudesse ajudar a Laiane. E Deus é fiel, com certeza Ele fará com que a Laiane se recupere logo e volte para casa e lá vc ensinará a mãe dela a utilizar o glicosímetro. Estou orando pela Laiane, ela vai sair dessa. Vamos acreditar! Beijos!!!